Seja em termos de ambiente ou da saúde das pessoas, o nosso elevado nível de respeito justifica-se por uma necessidade a curto, médio e sobretudo a longo prazo.
Saúde e alergias
A alergia é classificada como a quarta doença crónica mais comum pela OMS.
30% da população é afectada. Esta percentagem duplicou em 20 anos. Está estimada em 50% até 2050. Tal como as membranas mucosas respiratórias, a pele é uma fronteira com o mundo exterior. Pode entrar em contacto com substâncias alergénicas que causam reacções (urticária, eczema, dermatite, etc.).
Embora as alergias respiratórias sejam as mais importantes (1/4 das alergias) e por vezes associadas a problemas ambientais, as alergias cutâneas também afectam uma grande parte da população.
Em França, 95% dos dermatologistas são confrontados com pacientes que sofreram inconvenientes devido ao uso de produtos de limpeza.**
Quase 90% dos médicos inquiridos consideram que a abordagem de prevenção de saúde de L'Arbre Vert é útil para os doentes, devido ao aumento das alergias nos seus doentes. **
**Dados recolhidos por telefone de 282 dermatologistas em novembro de 2015.
Meio Ambiente e Poluição
O consumo de água em França é distribuído da seguinte forma:
39% para banhos e chuveiros,
20% para o WC,
12% para a lavandaria,
10% para a loiça,
6% para a preparação de alimentos,
6% para vários usos domésticos,
6% para lavar o carro e regar o jardim,
1% para água potável.
Apenas 40% das águas superficiais da Europa estão em bom estado ecológico.
Eficiência e preço
Propor uma alternativa ecológica só é útil se esta também for eficaz, porque é a primeira expectativa que se pode ter de um produto da vida quotidiana.
E propor uma alternativa para consumir melhor, também passa pelo preço.